Candidíase Na Gengiva é uma infecção causada pelo excesso de fungos Candida albicans na boca, que, geralmente, causa infecção em recém-nascidos devido à sua imunidade ainda subdesenvolvida, ou em adultos com o sistema imunitário enfraquecido pela gripe, doenças crônicas, ou o HIV, por exemplo.

Apesar de habitar a pele, é possível tomar a candidíase de outra pessoa através de beijos e o contato íntimo. Esta infecção é curada e é com enxágue bucal, antifúngico e uma higiene bucal adequada, e deve ser controlado por um médico ou um dentista.

Candidíase Na Gengiva Tratamento – Em adultos, o tratamento da Candidíase Na Gengiva deve ser administrado por um médico generalista ou um dentista, e você pode fazer em casa com a aplicação de gel, líquido ou solução oral, como a Nistatina, durante 5 a 7 dias.

Além disso, é importante ter cuidado durante o tratamento da Candidíase Na Gengiva:

  • Lave os dentes 3 vezes ao dia com uma escova de dentes de cerdas macias;
  • Evite comer alimentos gordurosos ou açucarados, como bolos, doces, chocolates ou balas.;
  • Lave a boca depois de comer ou tomar medicamentos por via oral, como spray nasal ou xarope.

Em casos mais graves, o tratamento da candidíase oral pode ser realizado com medicamentos antifúngicos orais, como fluconazol, até por 14 dias ou conforme indicado pelo seu médico.

O bebê e a criança, a candidíase oral, também conhecido como sapinho, é possível gerenciar através da colocação de um medicamento antifúngico em forma de líquido, creme ou gel, como Nistatina ou miconazol, sob a direção do médico.

Candidíase Na Gengiva Tratamento​ Caseiro – Um bom tratamento caseiro para aftas é o chá de poejo, já que tem propriedades que reduzem a proliferação de fungos e ajudam a acelerar a luta contra a infecção. 

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de flores ou folhas de poejo
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Picar as folhas ou flores de poejo, colocá-las numa xícara e cobrir com a água fervente. Abafe por 15 minutos e coe a seguir. Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

Deixe um comentário